O verbo se faz carne
Evangelho JOÃO Capitulo 1º
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Referência da Palavra de Deus que se concretiza na pessoa do Filho unigênito Jesus Cristo, e testifica que a Palavra "Jesus Cristo" estava com Deus, e essa Palavra é o próprio Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
Ele "Jesus Cristo" estava com Deus, a sua existência é a essência do próprio Pai, na forma de homem natural, para o sobrenatural de Deus ser manifesto a toda sua criação.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Deus já tinha projetos concretos para toda a criação, incluindo a sua presença no meio d criação de forma que todas as coisas feitas por Ele e para Ele, pudessem ser manifesta, aceita e compreendida a luz da sua própria revelação.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;
Através da natureza humana apresentada em Jesus Cristo, se tem a realidade das possibilidades do agir de Deus, liberando ao ser humano a intimidade com Deus Pai, o Criador de todas as coisas que lhe pertence, embora os seres humanos não atentem para esta verdade.
5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
Jesus Cristo é a "Luz" que veio para resplandecer em meio as trevas, isto é, Deus se fez um de nós para nos mostrar que Ele é o dono de tudo, e que reconhecer essa verdade é possível por meio do testemunho expresso na vida de Jesus Cristo, sendo Jesus Cristo o primogênito Filho de Deus Pai, para a adoção, tornando a criatura herdeira das mesmas virtudes apresentada no Filho unigênito.
6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Há uma diferença entre o homem natural, como João Batista, e o sobrenatural de Deus apresentado em Jesus Cristo.
nesse versículo podemos entender quando lemos houve um homem enviado de Deus, que também expressa essa diferença de ter sido enviado por Deus, e outro ser o próprio Deus na essência humilde de se tornar um de nós.
7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele.
O João Batista veio para testemunhar que a "Luz" estava presente em meio a sua criação para esclarecer o que outrora era oculto em meio as trevas, ou seja: O ser humano não conhecer de fato a própria realidade de vida que somente a "luz" Jesus Cristo resplandecia entre toda a sua criação.
8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
Apesar de testificar a profundidade das Escrituras Sagradas, e anunciar os planos de Deus revelados nas muitas pregações e muitos aceitarem, de fato não era João batista a "Luz" pois João Batista apenas testificava do plano divino concretizado na pessoa de Jesus Cristo.
9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo.
João Batista tinha convicção de que Deus estava providenciando o enviado para tal propósito de redenção, salvar o mundo.
João Batista também teve dúvidas sobre Jesus Cristo, quando estava preso enviou seus discípulos, seus seguidores para perguntar se Jesus Cristo era o enviado de Deus, ou teriam que esperar outro?
Isto nos traz entendimento sobre o quanto somos falhos e não compreendemos tudo sobre nós mesmos e o chamado de Deus em nossas vidas, pois mesmo vendo como João viu, ainda assim duvidou...
10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.
Jesus Cristo está presente em toda criação, tudo foi feito por Ele, e mesmo assim o mundo , em seu sistema corrompido pela desobediência, não conseguem enxergar a presença de Deus.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Nada trouxemos para esse mundo, tão certo que nada iremos levar, e como está Escrito " Veio Jesus Cristo para o que é seu" porém não receberam!
12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;
Mas, a todos que recebem a Jesus Cristo, autor e consumador da fé, aos que creem em seu nome, sim, a quem crê no nome de Jesus Cristo, recebem o poder de se tornarem filhos de Deus... É necessário crê em Jesus Cristo para se ter salvação, e isto é a verdade de Deus que todos precisamos aceitar, compreender e vivermos eternamente o sobrenatural de Deus.
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
Deus realiza maravilhas em nossas vidas, quando há busca incessante, quando temos sede de justiça, e fome de Deus.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
Deus se faz conhecer no Filho unigênito, para que todos nós tenhamos vida, e vida eterna com Deus.

