Família a Base de Deus na terra!

Família a Base de Deus na terra!
Uma parte de nós é ser humano... A outra parte é Espírito Santo!

domingo, 22 de setembro de 2019

TENHA PACIÊNCIA

Uma das coisas mais difíceis na vida das pessoas que  têm promessas de Deus,  é na realidade o fato de saber esperar! O Salmista no Salmos 40 nos traz uma luz muito forte, firme e renovadora, sobre o  saber esperar, e
que nos diz:
1. Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.
*Uma das formas certa de saber esperar, primeiramente é saber de quem se espera alguma coisa e como se espera alguma coisa?
E no versículo primeiro diz :
Espera com Paciência!
Espera pelo Senhor!
Confirmando nosso desejo, o salmista  declara que Deus se inclina  para nos ouvir, principalmente o clamor.
E o que significa "Clamor" :

substantivo masculino
1.ato ou efeito de clamar.
2.gritaria de quem suplica, protesta, reclama, ameaça, aplaude etc.

Atentamos que o clamor diante de Deus
Se apresenta até mesmo sem usarmos o  significado natural na língua portuguesa apresentado, pois é algo além das definições humanas,  porque Deus Conhece nosso pensar é saber tudo antes que em nossos lábios se pronuncie uma palavra qualquer.
Logo entendemos que  o nosso clamor chega diante de Deus,  antes que a Palavra chegue ao nossos lábios! 

2. Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
*Diante do exposto na Palavra de Deus pelo salmista no versículo dois desse Salmos quarenta;  temos a revelação de uma situação extremamente triste,  na qual podemos saber que o lugar aonde o Salmista se encontrava diante de Deus era revelador sobre onde ele havia estado e Deus havia lhe resgatado, por isso declara: " Tirou-Me de uma cova de destruição, "Cova de destruição", lugar terrível de profundidade avassaladora. É complementa dizendo: " Um Charco de  lodo", até a revelação de uma situação transformada na segurança de uma nova situação, agora com Jesus Cristo,  com seus pés firmado na Rocha!
Nesse caso Jesus Cristo é a Rocha, mas qual Rocha poderemos entender aqui?
Sim, qual Rocha poderemos entender aqui que é de Jesus Cristo que o Salmista se refere?
A Palavra de Deus é  Jesus Cristo, Ele é o verbo que se fez carne, logo a Palavra de Deus já existia e  aponta em todo tempo para o cumprimento da salvação!
Não há salvação sem Jesus Cristo,  logo não haverá salvação sem o cumprimento da Escritura que é a Palavra de Deus revelada por Jesus Cristo ao Mundo, por isso a mensagem de autorização do Ide e pregai o evangelho a toda criatura,  quem crê ser a salvo,  porém quem não crê já está condenado. 📖 João 3.17-21 revela
 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.
 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.📖
É o Salmista se encontra no passado  com a visão de  um futuro próximo meio distante!!!  Continuando em sintonia de revelação do Senhor Jesus Cristo, conforme podemos compreender nos versículos seguintes:
3. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.
4. Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos.
5. Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.
6. Sacrifício e oferta não desejas; abriste-me os ouvidos; holocausto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste.
7. Então disse eu: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito a meu respeito:
8. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
9. Tenho proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios;
10. Não ocultei dentro do meu coração a tua justiça; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
11. Não detenhas para comigo, Senhor a tua compaixão; a tua benignidade e a tua fidelidade sempre me guardem.
12. Pois males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me têm alcançado, de modo que não posso ver; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração.
13. Digna-te, Senhor, livra-me; Senhor, apressa-te em meu auxílio.
14. Sejam à uma envergonhados e confundidos os que buscam a minha vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal.
15. Desolados sejam em razão da sua afronta os que me dizem: Ah! Ah!
16. Regozijem-se e alegrem-se em ti todos os que te buscam. Digam continuamente os que amam a tua salvação: Engrandecido seja o Senhor.
17. Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu.
Missionário Marcos Willame TEME-Trabalho Evangélico Missão Eterna.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

MAIOR NO REINO DOS CÉUS!



SEJA O MAIOR SENDO HUMILDE !
1. Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus?
* Havia no passado interesses da parte dos discípulos de Jesus Cristo, homens naturais como nos dias atuais, e entre eles surgiram muitas interrogações, como hoje ainda surgem... Mas o interessante nesse texto da Bíblia Sagrada é observarmos que sempre existe no ser humano aquela vontade de se destacar, ser grande; como compreendemos na pergunta feita pelos discípulos de Jesus Cristo a cerca de quem é o maior no Reino dos Céus?
2. Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles,
* O fato de colocar uma criança no meio dos "experientes" na vida adiantada, nos mostra quão frágil somos em entender o propósito de Deus!
Mesmo assim o Senhor Jesus Cristo,  jamais nos deixou sem exemplos e respostas!
3. e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
* Encontramos na resposta e exemplo de Jesus Cristo, dois elementos fundamentais para entrarmos no Reino dos Céus:
1°Nos convertermos !
Significado de Converter
verbo transitivo direto e pronominal Sofrer mudança, transformação, alteração ou ser alvo dessa mudança; mudar, transformar: converter água em vinho; converteu-se numa pessoa melhor. ... verbo bitransitivo Trocar uma coisa por outra; comutar, permutar: converter uma pena de morte em degredo.
2° Sermos como crianças!
É renunciar o ódio,  A ignorância e relevar o mau das pessoas vendo-as sempre como gente boa; é viver uma vida cheia de sonhos e animações.
Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. ... Criança é esse ser infeliz que os pais põem para dormir quando ainda está cheio de animação e arrancam da cama quando ainda está estremunhado de sono.
Sensível às questões mesmos incertos sobre determinado assunto...
Ser criança é exemplo de luz e humildade !
4. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
* Jesus Cristo  simplifica  o ser Criança como "Humildade", e diante da revelação do Senhor Jesus Cristo nada podemos acrescentar sobre o fato primordial para ser importante no Reino dos Céus.
5. E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe.
* Diante do exposto na Palavra de Deus,  receber alguém com humildade como no exemplo da criança,  simboliza está vivendo a vida que o Senhor Jesus Cristo  apregoa para conduzir seus filhos ao seu Reino dos Céus.
6. Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.
* Deixar de ser exemplo de humildade para com as demais pessoas e nas grandes ou pequenas oportunidades, nos mostra quão frágil somos em entender o propósito de Deus para todos,  e  que é necessário transformação de vida, no que se refere à nos convertermos e sermos crianças,  que nos dá exemplos de como se conviver entre as demais.
E Jesus Cristo nos adverte que se fizermos alguém tropeçar ou seja: Balançar ou cair no caminho; melhor será morrer; " Amarrar uma pedra no pescoço e se lançar no mar". Do que fazer uma pessoa humilde,  convertida, sendo criança, e alguém fazê-la se desviar. 
Porque será que muitas pessoas ainda não compreenderam essa verdade?
7. Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier!
*Devemos analisar nossas vidas,  antes mesmo de observamos as vidas alheias!
Está Escrito e são Palavras de Jesus Cristo:  " É inevitável que venham tropeços ". Mas, aí do ser humano por quem fizer alguém tropeçar!
Quem de nós já não fez Isso?
Mas, ainda é tempo de  refletir e se converter, se tornar uma criança!
8. Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno.
* Eliminar o que nos afasta de Deus, oi seja: A falta de humildade nos direciona a pecar; e isso está simbólicamente representado por nosso corpo físico o quanto é importante os membros, porém  quando um dos nossos membros já não servem é pela medicina arrancado fora para salvar os demais membros existentes.  Temos aqui um exemplo de convivência com as demais pessoas na sociedade,  Jesus Cristo  cita o exemplo do corpo para nos direcionar a  verdade de que não há como viver com algo que nos faz mau! Então aqui temos autoridade de Deus para  eliminar de nossas vidas tudo que  nos afasta de Deus. É isso mesmo que muita gente ainda tolera no caminhar para o céu e  não deixar as más influências para trás.
9. E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo.
* A Salvação foi proclamada por Deus através de Jesus Cristo  devemos nos converter e se tornar uma criança.
Deus continua nos abençoando em nome de Jesus Cristo!
Vamos nos amar mais, e eliminar os tropeços que nos afasta do Reino dos Céus.
📖Mateus, 18.1-9📖
Missionário: Marcos Willame




quarta-feira, 10 de abril de 2019

A GRANDEZA DO CHAMADO

JOÃO BATISTA " GRANDE"  PORQUE?
Porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe; (Lucas, 1.15)
* Quando o Anjo do senhor apareceu a Zacarias, pai de João Batista, o Anjo pronunciou que João Batista seria grande; certamente Deus cumpriu sua vontade na vida de João Batista desde o ventre da sua mãe.
Vejamos qual era a grandeza de João Batista:
1- João Batista era separado para o chamado.
2- Não bebia vinho, nem bebida forte, era lúcido, sem contaminação alguma.
3- Era um homem cheio do EspíritoSanto de Deus, desde o ventre de sua mãe.
Portanto a grandeza de João era a intimidade com Deus, em fazer a sua vontade.
João Batista não teve regalia alguma de vida, em termos de riquezas naturais terrenas; pois se alimentava de gafanhotos com mel Silvestre, e se vestia com peles de animais.
O que dizer hoje em dias atuais sobre essa tsl de prosperidade anunciada pelos homens que se quer, podem serem comparado a João Batista? Ora, se João Batista eta Grande e chrio do Espírito Santo de Deus, primo legítimo de Jesus Cristo, não teve regalia alguma nessa terra, a não ser cumprir o seu chamado, então porque devemos andar preocupados com nossas vidas.
Devemos sim, se preocupar com o nisso chamado, para fazemos cumprir a verdade de Deus em nossas vidas, e não andarmos cuidadosos com o que havemos de comer, beber, ou se vestir.
Hoje, nossi chamado é seguir os ensinamentos da Palavra de Deus que Jesus Cristo cumpriu na própria vida, vida essa que também não demonstrou nenhuma regalia, nem prosperidade dessas anunciadas pelos homens mercenários existentes e revelados pela Palavra de Deus, para nos advertir sibre o fato. O profeta Isaías anúnciou que ao olharmos para Jesus Cristo, ninguém daria nada por Ele, pois era honem de dor, ferido, maltratado e como cordeiro mudo, levado para o matadouro... Porém, Ele levou sobre si nossas dores, nossas enfermidades, e o castigo que estava sobre Jesus Cristo, nos traz a verdade oculta por todos aqueles que pensam serem grandes e bada sabem da real grandeza de João Batista e do próprio Jesus Cristo, que sendo Jesus Cristo o próprio Deus, que se humilhou e tomou a forma de homem, simplesmente para servir.
A Palavra de Deus está em seu coração, liberada pelo próprio Deus, e a prova disso é que pessoss analfabetas, se convertem, e wue Deus ocultou dos sabios e instruídos, mas revelou aos seus pequeninos, porém grandes escolhidos para viverem a vontade de Deus em cumprir o seu chamado.
Deus continua nos abençoando em nome de Jesus Cristo!
TEME-TRABALHO EVANGÉLICO MISSÃO ETERNA.
Missionários: MarcosWillame e Alice Lucena

NADA ALÉM DA VONTADE DO SENHOR NOSSO DEUS, JESUS CRISTO E O SEU ESPÍRITO SANTO!


domingo, 10 de março de 2019

LEMBRA-TE!

Compreender o que diz Eclesiastes, 
12.1- 8 

1. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;
☆ Lembra- te! Requer do ser humano atitudes de trazer em memória fatos existentes que o faça não deixar esquecido suas razões e motivos por eles existirem, ao Ponto de conduzir o ser humano a compreensão da própria existência e porque não também dizer;  a própria sobrevivência dos momentos que teve e terão que passar... 
Para que haja melhor saída durante o processo da vida, o Rei Salomão revela na sua experiência de vida, e com a direção do Espírito  Santo de Deus, que é necessário lembrar e andar com Deus criador desde nosso tempo de mocidade,  ou seja: Quando somos jovens já com entendimento para decidir,  devemos ter a exclusiva lembrança De ter chegado aonde chegamos, por causa do nosso criador,  portanto a advertência de lembrar do teu criador nos dias da tua mocidade. 
2. antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
☆ Em tempo que a escuridão se faz presente, entendemos que não há claridade por causa da escuridão. São Tempos que são tenebrosos,  tempos de temporais que assustam aonde não existe o Sol, e a luz e a lua, conforme o versículo bíblico revela, sem claridade na vida, aonde mesmo que passe as chuvas e voltrmnas nuvens, não há satisfação ter passado por tempos sem claridade na vida,  tempos de angústias e dores sem compreensão dos fatos na dos elementos citados que servem para clarear o dia e a noite, como é o caso do sol, lua e estrelas.
Então o Rei faz um complemento para nossa advertência nos versículos seguintes que retrata a falta de segurança e as dificuldades que surgem até a morte chegar.
Vejamos: 
3. no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas,
4. e as portas da rua se fecharem; quando for baixo o ruído da moedura, e nos levantarmos à voz das aves, e todas as filhas da música ficarem abatidas;
5. como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho; e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e falhar o desejo; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;
6. antes que se rompa a cadeia de prata, ou se quebre o copo de ouro, ou se despedace o cântaro junto à fonte, ou se desfaça a roda junto à cisterna,
7. e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.
8. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
Missionário Marcos Willame

sábado, 19 de janeiro de 2019

A Oração Eficaz!

A Oração Eficaz! 

Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.
Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
(1 Reis, 18.36-37)

* Em situações adversas, precisamos ter convicção do propósito de Deus pra nossas vidas. O texto apresenta a firmeza do coração do profeta Elias em tempos difíceis,  nos quais naquele momento,  apenas só ele era o representante legal é direto para provar a todas demais pessoas,  a sua confiança e convicção em um Deus que existe e as pessoas ali presente, precisavam conhecer esse Deus fiel e verdadeiro.
E pra esse feito Elias lançou um desafio para os adversários que não tinham a mesma convicção e viviam em prol da falsidade ideológica de confiar nas obras do homem carnal e que agiam naturalmente por suas crenças e religiosidade, os quais adotavam uma crença em baal deus criado por eles mesmo.
Quantas vezes as pessoas idealizam parA si mesmo, ídolos e fazem com que a sua fé sejam firmadas em ideologia puramente humanas.
Então, o profeta Elias, não atentou para a quantidade que estava ali contra ele, porque o importante para o Profeta Elias, o homem escolhido por Deus,  era mostrar para todos ali, a glória e majestade do único Deus criador de todas as coisas e ninguém poderia deter-lo naquele instante.
E após lançado o desafio,  Elias tem suA oportunidade e clama ao Senhor da Glória, á Deus e faz a ORAÇÃO EFICAZ!
Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.
Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Deus continua ouvindo nossas súplicas e transformando situações,  através da Oração... 
Que nossos corações exista a confiançae convicção de um a pessoa escolhida por Deus, para realizar seus feitos e efeitos, através da Oração e Fé em Jesus Cristo,  sendo cheios do Espírito Santo de Deus. 
Boa Reflexão! 
Missionário Marcos Willame 


terça-feira, 15 de janeiro de 2019

O preço do perdão

Isaías 53 declara 
1. Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?
2. Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
3. Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
7. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.
8. Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
9. E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.
10. Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
11. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.
12. Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.
Missionário Marcos Willame


domingo, 13 de janeiro de 2019

A MENSAGEM DOS TEMPOS NO FINAL

Mateus capítulo 24 " Tempos finais  "

1. Ora, Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios do templo.
2. Mas ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.
3. E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.
4. Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.
5. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.
6. E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim.
7. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.
8. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.
9. Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
11. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;
12. e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
13. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
14. E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
15. Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda),
16. então os que estiverem na Judéia fujam para os montes;
17. quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa,
18. e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa.
19. Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias!
20. Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado;
21. porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.
22. E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
23. Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis;
24. porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
25. Eis que de antemão vo-lo tenho dito.
26. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
27. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.
28. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.
29. Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.
30. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31. E ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
32. Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão.
33. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas.
34. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram.
35. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.
36. Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.
37. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,
39. e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.
40. Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro;
41. estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra.
42. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor;
43. sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
44. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.
45. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento?
46. Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo.
47. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
48. Mas se aquele outro, o mau servo, disser no seu coração: Meu senhor tarda em vir,
49. e começar a espancar os seus conservos, e a comer e beber com os ébrios,
50. virá o senhor daquele servo, num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe,
51. e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.

MISSIONÁRIO 
Marcos Willame