JOÃO 13
Jesus
lava os pés aos discípulos
1 Antes da festa da páscoa, sabendo
Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo
amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Jesus Cristo sempre sabe de tudo mesmo, e por ter em si o verdadeiro amor, já demonstrado na cruz do calvário, deixa-nos o exemplo de vida para ser vivida entre todos os irmãos, o que na realidade da mídia divulgada em redes nacionais e internacionais, percebemos a distancia que os seres humanos ocupam seus tempos e espaços ofertados por Ele para um testemunho do que é possível fazer e não se interessam fazer.
2 Enquanto ceavam, tendo já o Diabo
posto no coração de Judas, filho de
Simão Iscariotes, que o traísse,
O diabo continua agindo nas vidas humanas ainda nos dias atuais, colocando nos corações interesses de traições da mesma forma que colocou no coração de Judas Iscariote, pois existem milhares de seres espirituais invisíveis aos naturais, conhecidos por serem revelados através de Jesus Cristo como sendo demônios que roubam, enganam e matam vidas que não querem se aproximarem de Deus por meio de Jesus Cristo, o único e suficiente salvador, libertador e caminho que conduz a Deus, como está Escrito: Em nenhum outro nome há salvação, somente em nome de Jesus Cristo podemos encontrar a verdade, vida e paz.
O inferno se abala por esta verdade que passa como se fosse oculta ao entendimento humano.
Observando este texto, exclusivamente este versículo 2 podemos entender e vê melhor quantas coisas o diabo tem colocado no coração dos seres humanos, para trair os ensinamentos de Jesus cristo.
3 Jesus, sabendo que o Pai lhe
entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava,
Deus em intimidade com seu Filho primogênito, já o tinha revelado a Ele como Homem, sua verdadeira missão entre os demais seres humanos na terra.
Jesus que conhece o que lhe pertence e por ter vindo do Céu, agora era a hora de cumprir completamente a sua missão, resolve reunir seus discípulos para numa ceia bem especial, manifestar seu grande favor, sendo abertamente humilde entre eles, para ensinar que conhece bem os corações e seus desígnios, como se segue nos versículos 4 e 5.
4 levantou-se da ceia, tirou o manto e,
tomando uma toalha, cingiu-se.
5 Depois deitou água na bacia e começou
a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava
cingido.
6 Chegou, pois, a Simão Pedro, que lhe
disse: Senhor, lavas-me os pés a mim?
Simão Pedro interroga Jesus perguntando de forma objetiva, como alguém que não conhece a profundeza dos mistérios de Deus, e tenta expressar nas suas atitudes, um desejo de saber mais do que o mestre, as coisas que está para acontecer por determinação do Pai Celestial. Por isso mesmo lhe perguntou: Lava-me os pés?
Muitas das vezes, era para aqueles homens impossível conhecer a vontade de Deus, como nos dias atuais ainda acontecem, simplesmente por andarem como seres humanos naturais, que não compreendem as coisas do Espírito de Deus.
Por essa verdade Jesus Cristo rogou ao Pai o Consolador, o Espírito da verdade que o mundo não conhece, porque habita em nós, vindo através de Jesus Cristo no Batismo que Ele outorga.
7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço,
tu não o sabes agora; mas depois o entenderás.
Pedro não sabia naquele momento o que aquilo que Jesus estava fazendo significava, mas Jesus Cristo o confortou dizendo: Compreenderás depois. Aleluia!
8 Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavarás os
pés. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
Podemos observar o quanto por não entendermos a verdade de Deus, somos mesmo teimosos, ao ponto de agirmos com nossas vidas assim como Pedro agiu em vida vivida muitos passos com Jesus cristo, que as vezes leva o homem a passar por uma atitude mais forte da parte de Deus, para coloca-lo na posição da qual não deveria ter saído. Então se completa o versículo 9 e 10.
9 Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não
somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
10 Respondeu-lhe Jesus: Aquele que se
banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós
estais limpos, mas não todos.
Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segunda a vontade da carne, mas sim, cheios do Espírito Santo de Deus. Amém!
OREM POR NÓS!
DEUS CONTINUA NOS ABENÇOANDO.